terça-feira, 22 de março de 2011

Conceitos Importantes

Deficiência Física - Deficiência Mental - Deficiência Múltipla - Surdocegueira - Superdotação/Altas Habilidades 

CONCEITOS


Deficiência Física
“A deficiência  física se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o Sistema Osteoarticular, Sistema Muscular e o Sistema Nervoso, as doenças ou lesões que afetam quasquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir grande limitações físicas de grau e gravidades variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida. (“Atendimento Educacional Especializado – Deficncia Física”, MEC, 2006)


Deficiência Mental
O MEC, ao formular a Política Nacional de Educação Especial, em 1994, adotou a definição de Deficiência Mental da Associação Americana de Deficiência Mental (1992):
"É o funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, oriundo do período de desenvolvimento, concomitante com limitações associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade, nos seguintes aspectos: comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, desempenho na família e comunidade, independência na locomoção, saúde e segurança, desempenho escolar, lazer e trabalho". (“Adaptações de acesso ao currículo - Módulo 1”)


Deficiência Múltipla
“É a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental/visual/auditiva/física), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa.”
(“Parâmetros Curriculares Nacionais - Adaptações Curriculares, Estratégias Para A Educação De Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais”)


Surdocegueira
Surdocegueira é uma deficiência singular que apresenta perdas auditivas e visuais concomitantemente em diferentes graus, levando a pessoa com surdocegueira a desenvolver diferentes formas de comunicação para entender e interagir com as pessoas e o meio ambiente, para ter acesso a informações, uma vida social com qualidade, orientação, mobilidade, educação e trabalho” (Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e a Deficiente Múltiplo Sensorial. Ata da assembléia Extraordinária de 24 de abril de 2003. São Paulo.Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Deficiente Múltiplo, 2007)


Superdotação / Altas Habilidades
“Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse”. (“Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva publicada em 2008”)


Fonte: CAPE – Centro de Apoio Pedagógico Especializado


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