segunda-feira, 31 de outubro de 2011

APAE - DIVULGAÇÃO

Segunda Parte:

APAE - DIVULGAÇÃO

Primeira Parte:

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Contribuições

Vermelho como o Céu (2006)
"Rosso come il Cielo"

Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana.
O filme debate a necessidade de isolar os deficientes em escolas especiais ou permití-los frequentar escolas comuns.

Sinopse

O filme retrata a história verídica de Mirco (Luca Capriotti) que ao sofrer um acidente em sua casa têm a sua visão prejudicada e consegue apenas ver sombras. Obrigado a estudar em uma escola para cegos na Itália, ele procura desenvolver sua habilidade por efeitos sonoros em filmes e com ajuda de um professor monta uma peça com outros colegas formada apenas por diálogos e sons. O filme debate a necessidade de isolar os deficientes em escolas especiais ou permití-los frequentar escolas comuns. Roteiro excelente e filme sensível.

Saga de um garoto cego durante os anos 1970, que luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco é um jovem toscano de dez anos apaixonado pelo cinema, que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto de deficientes em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana.

sábado, 22 de outubro de 2011

Divulgação

FESTIVAL REÚNE FILMES SOBRE DIVERSIDADE E INCLUSÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DA REDE ESTADUAL

Estudantes de 19 escolas da zona leste da capital criaram 29 curtas-metragens de até um minuto “Diversidade e Inclusão” é o tema da 2ª edição do Festival de Cinema da Diretoria de Ensino Leste 3, que ocorre amanhã (21/10). São 29 curtas-metragens inscritos, produzidos por 69 alunos de 19 escolas estaduais da zona leste da capital. A exibição dos vídeos, a escolha dos vencedores e a cerimônia de premiação acontecem das 8h30 às 12h, no CEU Água Azul, localizado em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, durante evento para convidados das comunidades escolares envolvidas. A mostra é voltada para alunos matriculados em séries a partir do 5º ano do ciclo I do Ensino Fundamental em escolas estaduais atendidas pela Diretoria de Ensino Leste 3, que abrange os distritos de Cidade Tiradentes, Guaianases, Iguatemi, José Bonifácio e São Rafael. O desafio dos estudantes foi criar um vídeo com duração máxima de 60 segundos sobre a temática proposta.  A competição se divide em três categorias: Animação, Curta-metragem e Animação ou Curta-Metragem em Língua Estrangeira. Cada trabalho pode ter até três autores e cada escola inscreveu no máximo um curta por nível de ensino (ciclo I, ciclo II, Ensino Médio ou EJA), independentemente da categoria. A banca que elegerá os premiados será composta de representantes de diretorias de ensino de outras regiões da capital. A premiação inclui medalhas para os integrantes das três equipes que tiverem a melhor colocação em cada categoria. Por meio de parcerias com instituições privadas que atuam na zona leste, os alunos vencedores também receberão prêmios como MP3 player, pen drive e passaportes para parque de diversões. José Lopes Moreira Filho, professor-coordenador da oficina pedagógica de inglês da Diretoria de Ensino Leste 3, explica que um dos critérios para a escolha dos ganhadores é a adequação ao tema. “Neste ano a temática era ampla e foi bem explorada pelos participantes. Tivemos vídeos sobre discriminação racial, bullying e inclusão de alunos deficientes, entre outros”, exemplifica Lopes. A 1ª edição do festival, realizada no ano passado, teve a questão socioambiental como mote. Alunas do 9º ano do Ciclo II da Escola Estadual Maestro Brenno Rossi, Bruna Cedro da Silva, Bruna Santos Sousa e Everlin Silva Santos criaram o filme “Diga Não ao Bullying” (http://www.youtube.com/watch?v=0I6rrK_16TM). As estudantes contaram com a ajuda de colegas na dramatização que mostra um menino vítima de agressões. “O tema é atual e reflete uma realidade. Com o vídeo podemos ajudar na conscientização sobre o problema”, explica Bruna Sousa, 14 anos. Para ela, a estreia como diretora foi fácil, “o mais difícil foi reduzir tudo a um minuto”.É possível assistir aos curtas-metragens participantes da 1ª edição do festival e alguns dos candidatos deste ano no link  http://www.youtube.com/user/DELeste3.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Site:

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

Rede Sociais:  

facebook.com/deficiencia.sp

twitter.com/deficienciasp

Divulgação

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo convida para o  III Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que acontece entre os dias 24 a 26 de outubro, na capital paulista. O evento conta com Seminário e Exposição.

Divulgação

Entre os dias 7 e 17 de outubro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), parceiro da Rede Lucy Montoro de Reabilitação, abre as inscrições para 10 vagas remuneradas em residência médica em Medicina Física e Reabilitação ou Fisiatria. As vagas são abertas anualmente e a residência médica é realizada durante três anos.

Secretaria lança "Por Que Heloisa?": curta-metragem em animação inclusiva

O que é ser igual ao outro? O que é ser diferente? E ser as duas coisas ao mesmo tempo? Como podemos mudar nossa forma de olhar as questões relacionadas à deficiência e, na prática, tornar o mundo melhor para todos? "Por Que Heloisa?" responde a esses e outros questionamentos a partir da vivência de uma criança com deficiência.

Sua exibição será quarta-feira, 12 de outubro, Dia das Crianças, às 14h00 horas, na Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Todos estão convidados. Venha e traga suas crianças.

Secretaria lança "Por Que Heloisa?": curta-metragem em animação inclusiva

Veja divulgação:

Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência

www.mj.gov.br/dpdh.htm

TGD

CID - 10, F84 - Transtornos Globais do Desenvolvimento

www.datasus.gov.br/cid10/webhelp/cid10.htm

Autismo

Estatísticas da ASA (Autism Society of America), disponível no site:

http://www.autism-society.org/

Ataxia

Informações disponíveis no site:

http://www.ataxia.org/.