quinta-feira, 28 de julho de 2016

Revista Educação - Cursos de Educação Inclusiva


http://www.revistaeducacao.com.br/cursos-de-educacao-inclusiva-e-educacao-especial-gratuitos-e-reconhecidos-pelo-mec/

http://www.institutoitard.com.br/

Um excelente retorno!


quarta-feira, 27 de julho de 2016

Divulgação

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSCar


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no uso das suas competências, torna pública a abertura do processo seletivo para ingresso no curso de MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, com início previsto para março de 2017.


As inscrições ocorrerão no período de 29/07/2016 a 17/08/2016, conforme descrito nos Editais.

 


(+) informações: www.ppgees.ufscar.br

sábado, 23 de julho de 2016

USP oferece curso ead gratuito sobre SÍNDROME DE DOWN


Estão abertas até o dia 26 de agosto as inscrições para curso a distância de atualização profissional para o cuidado da Síndrome de Down. A iniciativa é uma parceria da Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com o apoio do Instituto Alana.
O objetivo do curso é fortalecer as políticas públicas nacionais relacionadas ao Programa Viver sem Limites, dedicado à qualificação do cuidado de pessoas com deficiência, e também de projetos internacionais como o Relatório mundial sobre deficiência, da Organização Mundial de Saúde e a Convenção dos direitos das pessoas com deficiência, que valorizam a diversidade humana e defendem a equidade de oportunidades para que as pessoas com deficiência exerçam seu direito de conviver e contribuir com a sua comunidade.
Entre os temas do conteúdo programático estão: o caminho da inclusão, a competência profissional no cuidado à saúde integral e compartilhada da pessoa com síndrome de Down, o uso de recursos pessoais e da comunidade, entre outros temas. Haverá ainda módulos específicos para cada área da saúde, que abrange os temas de estimulação global, desenvolvimento infantil, adolescentes e os desafios da vida adulta e do envelhecimento na síndrome.
As aulas terão início no dia 5 de setembro. O curso é gratuito e disponibiliza 150 vagas. Para mais informações, acesse a página do curso no portal da Faculdade de Medicina da USP. Clique aqui para a inscrição. 
O quê? Curso sobre atualização profissional para o cuidado da Síndrome de Down.
Quando? Inscrições até 26 de agosto.
Onde? Curso a distância.
Mais informações: http://hcfmusp.org.br/portal/cursos/?aid=2&cid=100704

FONTE: http://educacaointegral.org.br/agenda/usp-faz-curso-a-distancia-gratuito-voltado-para-o-cuidado-com-a-sindrome-de-down/

terça-feira, 19 de julho de 2016

Institui a “Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down”

LEI Nº 16.285, DE 18 DE JULHO DE 2016

(Projeto de lei nº 361/2013, do Deputado
Roberto Engler – PSDB)
Institui a “Semana de Conscientização sobre a
Síndrome de Down”
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º - Fica instituída a “Semana de Conscientização
sobre a Síndrome de Down”, cuja realização deverá coincidir com
o dia 21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down.
Parágrafo único - As comemorações referidas no “caput”
deste artigo compreenderão, entre outras, ações que divulguem
os mecanismos para a conscientização e inclusão da pessoa com
Síndrome de Down.
Artigo 2º - Vetado.
Artigo 3º - Vetado.
Artigo 4º - As despesas decorrentes da execução desta lei
correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Artigo 5º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 18 de julho de 2016.
GERALDO ALCKMIN
Linamara Rizzo Battistella
Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência
José Renato Nalini
Secretário da Educação
David Everson Uip
Secretário da Saúde
Samuel Moreira da Silva Junior
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicada na Assessoria Técnica da Casa Civil, aos 18 de

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo


‪#‎LBI‬ - Lei Brasileira de Inclusão: Artigo 4 - Capítulo II - Da igualdade e da não discriminação
Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
10 Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.
 
Foto de Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

TGD - Curso de Formação - SEE/SP

Vem aí!

Pensando em auxiliar os educadores da rede estadual de ensino para ações, recursos e procedimentos pedagógicos capazes de favorecer a educação e possibilitar aos alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento uma aprendizagem significativa, a EFAP ofertará o curso Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e suas Especificações.

Os TGD, também conhecidos como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são considerados Distúrbios do Desenvolvimento, caracterizados pelos seguintes aspectos: prejuízo na interação social; dificuldades severas de comunicação verbal e não verbal; e ausência de atividades imaginativas, substituídos por comportamentos repetitivos e estereotipados.
A ação será voltada aos professores das Salas de Recursos (PEB I ou PEB II); professores da Educação Básica I (PEB I); professores da Educação Básica II (PEB II); professores coordenadores (PC); professores coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP); diretores; vice-diretores; e supervisores de ensino, com o objetivo geral de proporcionar uma imersão nos temas que perpassam os conteúdos específicos para TGD e seu aprofundamento, com a expectativa da produção de conhecimentos necessários, visando ao acompanhamento pedagógico de alunos que apresentam esses transtornos.
A inclusão no ensino comum prevê a matrícula, permanência e a qualidade das práticas pedagógicas. Nesse sentido, as gestoras do curso, Régia Vidal e Marina Sanches, sinalizam a importância da ação: “A formação pretende auxiliar o professor ao fornecer subsídios teóricos necessários à compreensão do transtorno, numa perspectiva de interface com a educação escolar”.
O curso será a distância, com carga horária de 60 horas, com previsão de início no dia 23/08. As inscrições serão abertas apenas no dia 01/08 e ficarão disponíveis até 10/08 ou até o término das vagas, o que acontecer primeiro.

Para mais informações, acesse o site.

INTRANET - Novidades!

Sorteio de 100 vagas para curso online sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, do iPED


O curso aborda o comportamento típico no TDAH em todas as fases da vida. Inscrições para o sorteio até o dia 7 de agosto.



TDAH.jpg
A Intranet Espaço Servidor, em parceria com o Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED), vai sortear 100 bolsas integrais para o curso "Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH", com carga horária total de 100 horas. Para se inscrever no sorteio, preencha o formulário disponível ao final da matéria, até o dia 7 de agosto. 

Confira o cronograma de aulas do curso:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (100 horas)
Módulo 1
Aula 1. Conceito
Aula 2. Semelhanças entre TDAH e Personalidade Borderline
Aula 3. Sintomas
Aula 4. Comportamentos típicos do TDAH

Módulo 2
Aula 5. Tipos de TDAH
Aula 6. Alguns pontos essenciais sobre o TDAH
Aula 7. Uso isolado de medicamentos
Aula 8. O Transtorno em Crianças
Aula 9. O Transtorno em Adolescentes

Módulo 3
Aula 10. O Transtorno em Adultos
Aula 11. A família e os conflitos domésticos
Aula 12. O papel da escola e do educador
Aula 13. Dicas para lidar com crianças com TDAH em sala de aula

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Parabéns!



Gabriel Almeida Nogueira, de 27 anos, fez história ao se tornar o primeiro aluno com síndrome de Down a concluir um curso de graduação na…

EDUCACAO.UOL.COM.BR

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Autismo - Definição/Histórico

"Chamamos Autismo ao desligamento da realidade combinado com a predominância relativa ou absoluta da vida interior." 

"Para os doentes o mundo autístico é tão verdadeiro como o mundo real ainda que por vezes outra realidade." 

(Eugen Bleuler, 1911) 

Fonte: NeuroSaber

"The term Autism was introduced by Swiss Psychiatrist Eugen Bleuler in 1911 and comes from the Greek word “autos” meaning “self”. It was used by Dr. Bleuler when referring to symptoms of Schizophrenia, and later in the 1940’s, more commonly used to describe children with emotional problems such as being withdrawn and unable to communicate, having social or language impairment, and tending to do repetitive or stereotyped activities. A person with ASD is somewhat or severely removed from social interaction and therefore, an “isolated self."


"O termo autismo foi introduzido pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler em 1911 e vem da palavra grega "autos ", que significa "eu" . Foi usado por Dr. Bleuler quando se refere aos sintomas da esquizofrenia, e mais tarde na década de 1940 , mais comumente usado para descrever as crianças com problemas emocionais, como sendo retirado e incapaz de se comunicar , ter prejuízo social ou linguagem , e tendendo a fazer repetitivo ou atividades estereotipadas . Uma pessoa com ASD é um pouco ou severamente removido da interação social e, portanto , uma " auto isolado."

Fonte: http://www.fcbha.org/Autism.html

sexta-feira, 8 de julho de 2016

"Bíblia: O livro da Inclusão" - Convite para Exposição


A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Memorial da Inclusão e a Sociedade Bíblica do Brasil convidam para a exposição:

“Bíblia: O livro da inclusão”



A exposição Bíblia: O livro da inclusão, fruto de uma parceria entre o Memorial da Inclusão e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), apresenta instalações que abordam a disponibilização para as pessoas com deficiência, em formatos acessíveis, desse que é um dos principais clássicos da literatura religiosa. O objetivo da mostra é pensar a universalização do acesso à leitura e o reconhecimento de que a democratização da informação é um direito social.

Dentre as instalações, são trabalhadas temáticas sobre a evolução das tecnologias utilizadas para a comunicação do conteúdo bíblico, os projetos realizados pela SBB que pensam a relação das pessoas com deficiência e suas famílias e os programas de acesso à Bíblia, sendo esta disponível em versão braile e em Libras. Além de quadros em alto relevo e esculturas táteis de alguns temas da Bíblia produzidos pelo artista Renato Amisy, a exposição conta, ainda, com uma tela em branco que fica disponível para o público visitante registrar e expressar suas percepções e/ou considerações acerca da mostra.

A exposição conta com obras táteis, aparelhos eletrônicos interativos, audiodescrição e impressão dos textos em dupla leitura e com fonte ampliada: português e braile.

Inauguração:
06 de julho de 2016 (quarta-feira), às 19h

Visitas:
De 07 de julho a 26 de agosto de 2016
Segunda à sexta-feira, das 10h às 17h
Sábados, 30.07 e 27.08, das 13h às 17h